quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A Unidade do Social

  1. Relacione o conceito de Fenómeno Social Total com a unidade do social.                       
  2. Sao Fenómenos Sociais Totais porque têm diversas dimensões e qualquer um pode ser visto em formas diferentes. Assim, como qualquer fenómeno pode ser visto  de diversas perspectivas, este pertence à unidade do social.
  3. Distinga objecto real de objecto científico.                                                                               O objecto real é que estuda a realidade social que nunca muda enquanto que objeto científico é construído pela ciência e que origina as explicacoes cientificas  da a realidade.

  4. Como se justifica a criação de diversas Ciências Sociais se o seu objecto real é o mesmo.     Foi necessária a criação de diversas Ciências Sociais para  pormenorizadamente um determinado assunto,  assim é mais fácil  o seu conhecimento. Antigamente algumas  ciências estavam incluídas numa única ciência, mas com o passar do tempo houve a necessidade de separar as ciências e  cada ciência social tem uma maneira diferente de explicar o mesmo objeto real, mas mais detalhadamenteX Estudam-se as CS separamente para facilitar a arrumação do conhecimento e a sua aprendizagem.

  5. Recorrendo ao exemplo do desemprego, mostre que da separação dos saberes em diversas disciplinas, decorre necessariamente a interdisciplinar idade como atitude metodológica.      O desemprego pode ter vários tipos  de ciência social  por isso é um fenómeno social total que interessa a todas elas: na psicologia tem-se o estudo do comportamento dos desempregados; na história, que estuda a evolução do desemprego; a sociologia, que conclui quais os grupos etários e os sexos mais afetados.                                                            
  6. Recorrendo a outro fenómeno social apresentado na aula, mostre que também é um FST.   
  7. Por exemplo o  caso da Uber,  é um FST visto que revolucionou várias Ciências Sociais como a Economia (pelo facto de criar concorrência com os táxis e trazer uma nova abertura ao preço cobrado pelo serviço) e a Sociologia (porque traz questões como a resolução do desemprego e a forma de como cada vez mais as pessoas trabalham por conta própria à tona).
  8. Explicite o conceito de interdisciplinaridade. Refira cinco ciências sociais mostrando a sua utilidade na abordagem interdisciplinar das migrações.                                                           O  conceito de interdiciplinaridade é conseguir completqr o conhecimento das todas as ciencias e reuni-las numa so conclusao.No caso das migracoes ,umas das ciencias que entra na abordagem interdiciplinar é a Demografia , porque é preciso entender como a populacao se vai organizar e evoluir logo que tem um numero maior. Outra é a sociologia porque vai ajudar a entender como as classes sociais vao interagir . No fenomeno das migracoes podemos falar da historia , para saber se esse tipo de migracoes se tem alguma coisa a ver com coisas historicas ou sao regulares.A parte da economia porque a chegada de imigrantes vao ser precisos mais trabalhos , mais casas para alugar, etc. A politica tambem vai ver se vai dar atencao as chegadas dos imigrantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%