terça-feira, 20 de novembro de 2018

Causas e tipos de desemprego

1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados, em 2017:

a) Homens;  Operários, artífices e trabalhadores similares(43,1) , Trabalhadores não qualificados(25,5) ,Pessoal dos serviços e vendedores(30,6)

b) MulheresPessoal dos serviços e vendedores(62,5) , Trabalhadores não qualificados (41,1)Pessoal administrativo e similares(23.5)

2. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género


A Taxa de desemprego das mulheres é maior do que dos homens .
A taxa de desemprego tens demostrado irregular mas nestes ultimos anos  tem vindo a subir.

3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias,

Portugal estava muito atrasado em termos sociais e economicos e com a entrada de  China e India Portugal teve de mudar o seu perfil especializacao da economia , para conseguir o  aumento economico e social.

4. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens.

É a  automação ou automatização pois isso consiste na substituição do trabalho humano por aparelhos que executam as tarefas isso quer dizer que os Jovens vao ter menos emprego disponvivel.
5. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.

Populacao total - populçacao inactiva - ativa
9016.6-3489.4-4656.3=870.9
6. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:
a) os objectivos da Escola;
O sucesso do processo educativo depende, em larga medida, do valor que a comunidade local lhe atribui. Quando a Educação é devidamente apreciada e activamente procurada a missão e os objectivos da escola são partilhados e apoiados pela comunidade envolvente. É por isso que se deve dar um papel cada vez mais importante às comunidades de base. É preciso também que a comunidade olhe para a Educação como algo pertinente em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações. Há que ter em conta as necessárias adaptações do sistema de ensino à comunidade, no que se refere a programas, conteúdos, formação de professores e recursos. Devem ser encorajadas as iniciativas locais, num processo de descentralização, no sentido de se aperfeiçoarem competências de gestão e conhecimentos técnicos. É necessário encontrar formas de parceria entre agentes da comunidade e agentes educativos
b) os pilares do conhecimento;
A formação ao longo da vida sustenta-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada indivíduo, os pilares do conhecimento:
 - aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;
- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;
- aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente
c) a formação ao longo da vida
A necessidade de educação/formação ao longo da vida decorre da constante produção de novos conhecimentos, uma dinâmica que é própria da sociedade da informação, e que, por essa razão, as escolas (como, aliás, as empresas) deverão estar conscientes desta necessidade que se impõe no mundo do trabalho, do ensino e da aprendizagem, e da vida em geral.

7. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses;
Porque os produtos da China sao muito baratos.
- actividades em self-service;
Consiste na transferência do trabalho para o consumidor, que em resultado da reconfiguração das tarefas passa a desenvolver as mesmas em regime  self service.
- automação/automatização;
Dos processos produtivos consiste na substituição do trabalho humano por aparelhos que executam as tarefas isso afeta o emprego disponivel.
- informatização;
É entrada de actividades administrativas e científicas isso significa que a populacao tem que ter cursos superiores para ter emprego.
- globalização e integração económica.
é um aumento de tecnologias no pais isso significa que a populacao nao pode ser atrasada nas tecnologias isso é  concurrer com outros paises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%