quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Combinação dos factores de produção (II)

6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.
As empresas preferem com mais elevados custos fixos porque a parcela monetária que é suportada mesmo que não haja qualquer produção; dentro de determinados limites, os custos fixos não são afectados por qualquer variação na quantidade produzida, como por exemplo, o ordenado dos administradores, a renda do edifício ou o custo de uma campanha publicitária.

7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.
O CTM e o CMG e Crescente a producao é menor isso é economias de escala depois do ponto medio O CTM e o CMG é decrescentes isso quer dizer que a prucao é maior mas os custos tambem sao elevados isso quer dizer que é deseconomias de escala.
8. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
8.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.
Se a escola for muito grande logo as pessoas nao se vao conhecer porque tem uma area muito grande , logo as pessoas dao-se pior isso aumenta a indisciplinariadade.
8.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais.
A lotacao das salas provoca menos concentraçao e menos produtividade pois o professor nao consegue ajudar a todos.Como a muitas pessoas é dificil arranjar salas para todos e isso afeta os melhores horarios. Como a muitos alunos é dificil os professores conseguirem falar com os alunos ou os pais em particular.
8.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.
Alguns fatores sao: desmotivação dos trabalhadores , aumentos dos custos de produção de certas atividades como transportes e Dificuldades de coordenação do trabalho.


Partindo de uma leitura de Alfred Marshall, (Backupapresenta três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala.
SUGESTÕES DE LEITURA: Economias de escala e tendência para a fusão, Larga escala e rentabilização de maquinaria, Larga escala e economia de competências, Larga escala e atracção de trabalhadores excepcionais, Larga escala e homens de confiança.
R: Um dos argumentos é que tem maquinas de boa qualidade e sao usadas para coisas pequenas;
Outro argumento é a confiança que se pode ter em uma pessoa.
O ultim argumento é uma grande instalacao pode ajudar a produtividade dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%