sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O conceito de Produtividade

1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
A produtividade representa a relacao entre o que se gasta e o que se produz dando a conhecer ovalor da producao por unidade de recurso utilizada.
Produtividade total é a relacao entro valor total da producao e o valor total de recursos utilizadospara obter.Produtividade media do fator de trabalho é a relecao entre o valor do produto e a quantidade de trabalho.

2. Como podemos melhorar a produtividade?
Melhoria da qualidade dos recursos humanos  , a atualizacao cientifica e tecnica , as condicoes de trabalho , a justeza das remuneracoes , qualidade do capital , atraves da utiilizacao das maquinas mais adequadas , de novas tecnologias das convientes materias primas, da nacessidade manutencao de todo o maerial, etc...
3. Que factores determinam a produtividade?
Os factores sao o numero e as qualificacoes dos trabalhadores  que emprega em funcao dos resultado que esperam obter este corresponde aos recursos humanos. Os empresarios utilizam outras tecnologias ,novas materias primas ou subtituem equipamentos este corresponde aos recursos materiais.
4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
Os 5 mais elevados sao Irlanda (182) , Luxemburgo (172,2) , Dijnamarca (131,6) ,  Alemanha (127,8) e (126,3) produtividade do trabalho por hora e em Portugal é 66,4 por hora e os 5 menor sao Hungria (63,8) Polonia 60,9 Romenia 59,3 Letonia 58,4 e Bulgaria 45,3.
5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 


Portugal ao longo dos anos a produtividadedo trabalho por hora mantevesse constante , Hungria tem vindo a aumentar a produtividade alcancando quase Portugal. Alemanha diminui ligeiramente ao longo dos anos mas a produtividade de trabalho émuito elevado.
6. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia. 
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas? 
Portugal por pessoa é 76,4 por hora esta abaixo da media da uniao europeia.
7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 
O salario quanto for maior a produtividade marginal diminui pois o empresario tem que gastar mais no salario da pessoa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%