terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A estabilidade de preços é importante porquê?

A estabilidade de preços é importante porquê?

  1. “Com uma moeda estável como o euro, podes também ter a certeza de que com a tua nota poderás comprar sempre uma quantidade idêntica de bens e serviços. Contudo, se o teu dinheiro perdesse valor de forma considerável, então tu deixarias de ter confiança nele. Uma moeda tem valor porque as pessoas confiam nela”. (p. 2)

1.1. Destaca do parágrafo acima uma expressão que enfatize a importância da função de reserva de valor da moeda, num contexto de estabilidade de preços.

“podes também ter a certeza de que com a tua nota poderás comprar sempre uma quantidade idêntica de bens e serviços.”

1.2. O Euro é moeda fiduciária. Justifica.

O Euro é uma moeda fiduciária porque a circulação da moeda baseia-se na confiança. É um bem seguro que não pode ser usado em outras trocas , Por exemplo com o Euro nós não conseguimos retirar o metal para vender. É uma moeda que todos aceitam  pelo mundo.


2. “A moeda simplifica as nossas vidas de três maneiras.” (p. 3)
2.1. Explicita as três funções da moeda.

As funções da moeda são:
- É um meio de pagamento ou troca porque se a moeda é aceite por todos, pode ser utilizada por todos, permitindo adquirir bens,
- É uma unidade de conta pois é a unidade com que se mede o valor das coisas,
- É usado como reserva de valor porque se comparar-mos o dinheiro com ativos de risco (ex: imóveis, ouro, ações) o dinheiro é o mais seguro.

3. “Os índices de preços no consumidor – utilizados para verificar a estabilidade dos preços – são compilados uma vez por mês recorrendo ao que se designa por “um cabaz de compras”. Este cabaz contém, uma ampla variedade de produtos habitualmente consumidos por uma família representativa. O preço total do “cabaz de compras”, como uma medida do nível geral de preços, é depois verificado periodicamente para ver quanto é que os preços estão a subir”. (p. 4) 
3.1. Explicita o conceito de família representativa.

A familia representativa é aquela que representa as compras típicas do consumidor médio representando as compras de um conjunto alargado de bens representativos do consumo das famílias.

3.2. Explicita o conceito de cabaz de compras.

É o custo de um conjunto alargado de bens representativos do consumo das famílias.

3.3. Indica como se calculam os índices de preços no consumidor.
o IPC (t0/t-1)=  (Valor do cabaz do ano t0 / Valor do cabaz no ano t-1) * 100

4. Definição: A inflação é a subida generalizada e sustentada dos preços. 
  • Se apenas subissem os preços de alguns bens, os consumidores poderiam adaptar-se a novos padrões de consumo, evitando os efeitos nefastos da inflação. 
  • Se os preços não subissem durante um período considerável de tempo, mas apenas num determinado momento, dir-se-ia que se verificou apenas uma alteração do nível geral de preços, passando para um patamar diferente no referido momento. Os preços teriam subido, mas o fenómeno não se diz inflação se não tiver continuidade.
4.1. Explicita na definição de inflação, o significado das seguintes expressões: a) Generalizada; b) Sustentada.
A inflacao é uma subida contínua e generalizada dos preços. Diz-se generalizada porque há uma subida de preços na grande maioria dos bens e é sustentada porque a subida é continua, ou seja, os preços vão subindo gradualmente ao longo do tempo.
4.2. Refere as seguintes causas da inflação: (p. 5)
As causas da inflação são:
- Excesso da procura – Quando a quantidade procurada de um bem é superior à sua oferta, verifica-se uma subida por preços
Se a quantidade procurada de varios bens bens for superior a quantidade oferecida desses bens verifica-se uma subida dos preços.

-  Aumento dos custos de produção – Se houver um aumento de custos de produção como por exemplo, aumento do preço das matérias primas, da energia e salários, isso vai fazer com que o preço de venda do bem aumente. O aumento dos salários pode ser um fator a contribuir para a inflação pelo aumento da procura e pela via dos custos e
- Inflação esperada – significa se houver a expectativa de um aumento da inflação, isto provoca comportamentos geradores de inflação pelos agentes económicos.

4.3. “A deflação pode ser definida como sendo o oposto da inflação, isto é, (...)”. (p. 6) Completa a definição de deflação fazendo copy/paste.
"Como uma situação em que o nível geral de preços desce ao longo do tempo. Pode ser o resultado de uma procura de bens e serviços reduzida, que força as empresas a venderem os seus
produtos a preços mais baixos."
5. “Os preços são considerados estáveis se, _________, não subirem (como em períodos de inflação) nem descerem (como em períodos de deflação) ao longo do tempo”. (p. 6)
Completa. 

"em média"
6. A estabilidade de preços promove o crescimento económico e o emprego porque os consumidores e as empresas podem tomar decisões mais informadas se os preços forem comparáveis. (p. 7/8)
6.1. Refere-te ao interesse da estabilidade dos preços na perspectiva dos consumidores. 

Se os preços são estáveis é mais fácil para o consumidor tentar comprar o bem mais barato , Porque assim o comprador consegue comparar os preços.
6.2. Refere-te ao interesse da estabilidade dos preços na perspectiva das empresas. 
É melhor para tentar investir pois as empresas assim tem mais informacoes para saber em que investir ,  Os produtos podem ser vendidos de forma mais produtiva e o potencial produtivo da economia podera aumentar.


7. “Quando os preços são estáveis, os detentores de poupanças e os credores estão dispostos a aceitar taxas de juro mais ______, dado que esperam que o valor do seu dinheiro permaneça igual por períodos mais longos. Caso contrário, iriam querer uma garantia contra a incerteza quanto ao valor futuro do seu dinheiro e passariam a exigir taxas de juro mais elevadas para os seus depósitos e empréstimos”. (p. 8)
Completa.

" baixas"


8. “Como resultado, os devedores beneficiam de taxas de juro mais ______. Isso significa que os custos de endividamento das empresas que desejam comprar máquinas mais modernas e das pessoas que pretendem um empréstimo para comprarem, por exemplo, um carro ou uma casa são mais baixos. Encorajar as empresas a investirem deste modo contribui para um aumento da sua competitividade e cria postos de trabalho adicionais. Esta é outra razão por que preços estáveis são um contributo tão importante para o crescimento económico e o emprego”. (p. 9)
Completa.
"baixas"
9. “Regra geral, os grupos mais desfavorecidos da sociedade são os que frequentemente mais sofrem com a inflação, dado que as possibilidades que têm para se protegerem são limitadas”. (p. 9) 
Refere-te aos aspectos sociais da estabilidade dos preços comparando aqueles que usufruem de rendimentos fixos (salários e pensões, por exemplo) com os que detêm rendimentos variáveis (os lucros variam com as vendas). 

Quanto aos aspetos sociais, há uma grande diferença entre quem recebe um rendimento fixo como por exemplo salário ou  pensão e com um aumento da inflação,  vão ser mais impactados porque se verifica uma desvalorização progressiva dos seus rendimentos. Quem tem rendimentos variáveis tem geralmente mais facilidade em se proteger.

10. “A política monetária do BCE visa manter a taxa de inflação anual na área do euro num nível muito baixo, ou seja, num nível inferior mas próximo de 2 % a médio prazo”. (p. 10)
10.1 Explica porque é desejável uma taxa de inflação de 2% comparativamente a 0%.

O principal objetivo do Eurosistema é manter os preços estáveis na zona euro, com uma taxa de inflação inferior mas próximo dos 2% a médio prazo. Na Zona Euro, não havendo taxas de câmbio, para reequilibrar as economias seria necessário fazer um ajustamento de preços entre países, e esse ajuste é muito mais difícil se tivermos inflação de 0% em vez de termos 2%. No entanto, a taxa de inflação próximo mas inferior a 2% no médio prazo permite que exista preços estáveis, permite que exista confiança e estabilidade. É importante a fixação de taxas de juros e assim garantir que os preços são estáveis ao longo do tempo.

10.2 Explica porque seria perigoso para a economia a descida dos preços. 
A Deflação é uma descida generalizada dos preços dos bens e serviços e está normalmente relacionada com as recessões económicas. A deflação ao contrário do que parece não cria uma tendência de aumento do consumo, pois, se os consumidores estiverem na esperança de que os preços continuam a descer, vão aiando as sua compras e isso leva a uma diminuição do consumo e das receitas das empresas. A longo prazo esta situação pode levar a consequências graves para a economia.

10.3 Indica os países que pertencem à Área do Euro desde 2007.

Bélgica, Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal, Eslovénia e Finlândia.
11. Procure na web uma definição, e faça link para o site onde encontrar os seguintes conceitos:
11.1 Desinflação;

https://pt.wikipedia.org/wiki/Defla%C3%A7%C3%A3o

11.2 Estagflação. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estagfla%C3%A7%C3%A3o
II
A inflação (1) deprecia o valor da moeda e (2) deteriora o poder de compra. Preenchendo este ficheiro, estude o efeito das conjunturas de preços estáveis e das conjunturas inflacionistas. Comenta o preço dos bens e o poder de compra da moeda a 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%