quinta-feira, 7 de março de 2019

Estruturas de Mercado


  1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Mouradistingue concorrência pura de monopólio.
    Na concorrência perfeita os produtores nao tem possibilidade de influencia o preço dos bens , em virtude de todos produzirem bens semelhantes. É um mercado que se caracteriza , portanto , pela atomicidade , isto é um mercado dividido em muitas unidade de produção pequenas que produzem o mesmo bem. O monopólio caracteriza-se pela existência de apenas uma grande unidade de produçao neste caso o produtor detém o domínio total do mercado podendo certo modo impor o preço que desejar (e produzir os bens que decidir em função das características por que optou).

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

-A mobilidade dos fatores de produção (trabalho e capital)
-A homogeneidade dos bens.
-O Atomismo.
-A liberdade de entrada (e saida) do mercado.

3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
As empresas vendem um produto padronizado, ou seja, as empresas vendem um produto que é homogéneo. Isto significa que tendo o produto características semelhantes, são bens substitutos perfeitos entre si e o comprador pode fazer comparação e fazer a sua escolha por outro que seja similar no momento de adquirir o produto. Um exemplo é a Pepsi-Cola zero com a Coca-Cola Zero em que há pessoas que não as conseguem diferenciar e outras que embora muito semelhantes conseguem encontrar diferenças.
As empresas são aceitantes de preço, ou seja,existem muitos vendedores e compradores que faz com que nenhum vendedor possa fixar o preço.
- Perfeita mobilidade dos fatores produtivos a longo prazo. Isto pressupõe a fácil reconversão e deslocalização dos fatores produtivos para os setores que deem mais oportunidades lucrativas aos produtores. Com isto, a qualquer momento é possível entrar ou sair do mercado ou mudar de ramo de atividade.
As empresas e os consumidores têm informação perfeita, isto significa que existiria transparência do mercado. Todos os agentes do mercado têm acesso livre a toda a informação, os produtores deverão poder conhecer os ramos e setores de atividade económica mais lucrativos. O mundo real é muito complexo que faz com que aspetos importantes sejam escondidos.

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.

A- Concorrência Perfeita
B- Concorrência Monopolística

  1. Devido à dimensão ser reduzida, os vendedores conseguem vender toda a produção ao preço estabelecido no mercado, mas se aumentarem o preço deixam de vender, porque os consumidores irão optar por outros produtos semelhantes, de outros vendedores. Nesta situação as empresas em concorrência perfeita enfrentam uma curva da procura que tem a configuração de uma reta horizontal.
B – Na concorrência monopolista, se a empresa subir o preço, os consumidores vão continuar a comprar porque neste caso existe diferenciação nos produtos. Quem gosta desse produto via continuar a comprar. Neste caso, verificamos graficamente a sua maior inclinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%