2)Considerando a distribuição de rendimentos nos países C e D:
Ficheiro de ajuda
a) Calcula o rácio S80/S20;
a) Calcula o rácio S80/S20;
b) Constrói o Gráfico com as Curvas de Lorenz;
c) Calcula os Coeficientes de Gini.
3. Interpreta os valores obtidos nas alíneas do ponto anterior.
a)
País C - Ao calcular o rácio S80/S20 deu 8,38. Isto significa que o rendimento dos 20% mais ricos corresponde a 8,38 vezes o rendimento dos 20% mais pobres e no
País D - Ao calcular o rácio S80/S20 deu 58,58. Isto significa que o rendimento dos 20% mais ricos corresponde a 58,58 vezes o rendimento dos 20% mais pobres.
Podemos concluir que a distribuição dos rendimentos é melhor no país C do que no país D.
b)
Ao observar o gráfico podemos concluir que o rendimento se encontra pior distribuído no país D do que em C porque a curva que representa o país D encontra-se mais afastada da curva da igualdade absoluta (diagonal representada a verde).
c)
No país C o desvio da igualdade é menor que no país D. Assim, a percentagem de rendimento está melhor distribuída entre os mais ricos e pobres do que no país D.
4. Constrói uma tabela com os Coeficientes de Gini para 10 países da UE, considerando os dados de 2007-2017. Comenta a posição de Portugal relativamente aos restantes países que seleccionaste.
O coeficiente de Gini mede a desigualdade na repartição do rendimento partindo das curvas de Lorenz. Este coeficiente varia entre 0 e 100. Quando o valor é zero, corresponde a uma igualdade absoluta e quando é igual a 100, corresponde a uma desigualdade absoluta. Assim, à medida que nos afastamos de zero, significa que a desigualdade repartição do rendimento num país é maior.
De acordo com o que comentámos atrás podemos ver que em 2017, e de acordo com os países que escolhemos, a Finlândia é o país onde se verifica uma maior igualdade na repartição dos rendimentos e a Lituânia é o país onde se verifica a maior desigualdade na repartição dos rendimentos.
Olhando para Portugal, podemos verificar que o valor do coeficiente ao longo dos anos tem tido uma tendência ligeiramente decrescente, ou seja, significa que a desigualdade na repartição dos rendimentos está a diminuir.
Para os 10 paises escolhidos e considerando o ano de 2017, Os países onde a desigualdade na repartição dos rendimentos é menor que em Portugal são: Finlândia, Bélgica, Netherlands, Dinamarca, Áustria e Alemanha (são os países mais ricos). Os países onde a desigualdade na repartição dos rendimentos é maior que em Portugal são: Lituania, Latvia e Espanha (países mais pobres).
Nenhum comentário:
Postar um comentário