segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A divisão internacional do trabalho


1. Distinga comércio externo de comércio interno.
O comercio interno é quando os agentes económicos que intervém  pertecem ao mesmo país e o comercio externo diz que os agentes económicos intervenientes pertecem a pais diferentes.

2. Explicite como a especialização e a divisão do trabalho contribuem para as empresas e os países obterem ganhos de produtividade.
Quando um indivíduo é especializado numa área, significa que ele se dedica apenas a uma tarefa e por isso ao se dedicar somente a essa tarefa, a produtividade é maior. Sendo-se especializado numa área, é possível produzir mais em menos tempo (aumenta a eficácia). Com isto, podemos dizer que aumenta não só a produtividade como também o lucro.

3. Explique como o comércio externo contribui para a divisão internacional do trabalho (DIT).
O comercio externo contribui para a divisao internacional do trabalho(DIT) porque o comercio externo é entre um pais e outro e a DIT  é a divisao de actividades económicas entre os diferentes países do mundo.

4. Indique os quatro grandes tipos de transacções entre agentes económicos de países diferentes. 
Os quatro grandes tipos de transacções entre agentes economicos de paises diferentes sao : 
- movimentos internacionais de bens e serviços (comércio externo);
- movimentos internacionais de factores de produção (investimento directo estrangeiro, migrações internacionais); 
transferências internacionais de rendimento (remessas de emigrantes, repatriamento de lucros, ajuda externa);
- movimentos de activos financeiros que suportam os movimentos de bens, serviços e factores de produção (balança financeira). 


5. Refira alguns motivos que expliquem por que razão o comércio externo poderá ser mais vantajoso para as economias mais avançadas.
O comércio externo poderá ser mais vantajoso para as economias mais avançadas pois estas apresentam um uma maior variedade de produtos (produção mais diversificada)e estes mais comercializáveis. 

6. Problematize o futuro da União Económica e Monetária, apresentando pelo menos um argumento optimista e outro pessimista.
Um argumento optimista é os benefícios microeconomicas de um marcado alargado com menores custos de transacção e um pessimista é o desemprego por falta da flexibilidade dos preços e dos salários.

7. Identifique os três grupos de produtos (exportações e importações) e os sete mercados (clientes e fornecedores) mais importantes no comércio externo português, consultando as estatísticas da AICEP mais recentes. Justifique referindo os valores observados. 

Os principais clientes são: Espanha, França , Alemanha , Reino Unido , EUA , Países Baixos e Itália.
Os principais Fornecedores são: Espanha, Alemanha,França,Paises Baixos, Itália, Reino Unido e Bélgica
Os três produtos mais importantes nas exportação são: Viagens e Turismo , Veículos , outro material de transporte e maquinas, aparelhos.
Os três produtos mais importantes nas importações são: máquinas, aparelhos , veículos, outro material de transporte e combustíveis minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%