quarta-feira, 15 de abril de 2020

PT-UE 1

1. Apresente o conceito de Integração Económica.

A integração económica corresponde à união das economias de dois ou mais países em uma região económica mais vasta ultrapassando assim as fronteiras nacionais. Este processo consiste na eliminação de barreiras quanto à livre circulação de produtos, serviços, capitais e pessoas. É assim um processo que visa unir vários espaços económicos nacionais com o objetivo de se obter um único espaço económico mais vasto.

2. Refira duas desvantagens de Integração Económica.

Duas das desvantagens são:
Os paises perdem receitas fiscais devido a perda de taxas aduaneiras que deixam assim de ser cobradas aos produtos importados dos paises que estão integrados,
- os paises perdem sempre alguma autonomia porque existem muitas decisões que têm de ser tomadas em conjunto e existem sempre cedências.


3. Refira quatro vantagens económicas da integração

- Aumentos de produção derivados da exploração de economias de escala,
- Aumento do poder negocial,
- Favorece o crescimento económico e
- Melhoria de eficiência, resultante do aumento de concorrência dentro do grupo.


4. Distingue integração formal de integração informal.

A integração pode ser mais ou menos completa, resultando assim, em várias modalidades de integração, dependendo do nível de aprofundamento desejado naquele momento.
A integração pode ser formal ou informal.
Quando se fala em Integração Formal, estamos a falar de uma integração que tem por objetivo derrubar barreiras e outros obstáculos entre os paises aderentes de forma a exister uma livre circulação de pessoas e bens.
Integração Informal diz respeito à atribuição de algumas vantagens comerciais a um ou mais paises mas sem estabelecer um verdadeiro compromisso. Por exemplobaixar a taxas aduaneiras de determinados produtos que circulam nesses espaços económicos .


5. Distingue as diferentes formas de integração e refere exemplos históricos.


 - Zona de Comércio Livre - Consiste num acordo onde os países membros aceitam abolir entre si as barreiras alfandegárias. No entanto, cada país é livre para definir as suas pautas alfandegárias e restrições quantitativas em relação a paises terceiros. 
Exemplo EFTA.
 - União Aduaneira - Além da supressão de barreiras alfandegarias, isto é, da liberdade de circulação das mercadorias existe uma pauta exterior comum.  
Exemplo: CEE até 1992
 - Mercado Comum - Consiste na livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais. Existência de pauta exterior comum. 
Exemplo: CEE depois de 1992.
   - União Económica -Consiste que a integração económica cresça devido à criação de políticas monetárias, agrícolas e sociais, comuns aos países membros. Acrescenta ao modelo anterior a harmonização das politicas económicas e sociais. 
    Exemplo a EU.
    - União Económica e monetária - Acrescenta-se à modalidade anterior uma moeda comum . 
   Exemplo os países da zona euro.
   - Integração Económica (União Politica) - Esta forma de integração acontece quando a Integração ultrapassa as fases anteriores e pressupõe a união das políticas monetárias, fiscais e sociais além da criação de uma autoridade supranacional onde as decisões sejam obrigatórias para os Estados membros.


6. Indica dois exemplos de blocos económicos regionais na (a) América, (b) Ásia e (c) África..
America - Nafta que significa North American Free Trade Agreement  constituído por pelos EUA e Canada e México.
Pacto Andio constituído pela Venezuela Colômbia, Peru ,Bolívia 

Asia- APEC engloba alem de vários países asiáticos , os EUA , Canda e a Australia.
EAEC engloba China , Japão , Correia do sul . Indonésia e outros países asiáticos.

Africa- UAM  engloba Marrocos , Argélia , Tunísia , Mauritânia e Líbia.
UAEAC  engloba Camarões . Republica centro Africano , Congo e  Gabão .


7. Considerando o processo de integração europeu, aponte um aspecto que evidencie a sua ancoragem ao sistema das economias de mercado.

Os países da Europa que , durante vários seculos em termos de poder politico , econômico e mesmo militar , se tinham posicionado num patamar superior relativamente ao resto do mundo logo estavam completamente dependentes das suas superpotências que dessa guerra originou constante clima de tensao e confronto ideológico que ficou conhecido como a Guerra Fria.

8. Justifique o início da integração europeia pelo controlo do carvão, do aço e da energia nuclear.

Havia a necessidade de garantir a manutenção da paz no continente europeu então alguns políticos tiveram a ideia de criar uma comunidade.A comunidade  Europeia do Carvão e do Aço.Esta comunidade visava em colocar a produção destas matérias primas nas mãos de uma entidade supranacional que a gerisse , desmotivando , assim uma eventual corrida ao armamento e posterior repetição de hostilidade entre Franca e a  Alemanha . O sucesso deste exemplo encorajou os países participantes a criarem outra organização . O tratado de Roma em 1957 EURATOM e a CEE. Relativamente a EURATOM o objectivo era o de criar as condições de desenvolvimento de uma poderosa industrial nuclear.


9. Observe que desde cedo – pelo menos 1960 - alguns países manifestaram o desejo de maior aprofundamento das políticas económicas e sociais comuns, enquanto outros manifestaram a preferência por formas de integração mais limitadas.

Todos os países europeus têm a escolha de integrá-la, considerando as vantagens e desvantagens desse acordo.  Os países-membros são independentes em aceitar ou não tratados, acordos e legislações. O que está realmente em jogo é a escolha de, na prática, delegar a discussão de assuntos de amplo interesse comum democraticamente a nível continental – como política monetária, saúde, meio ambiente, segurança internacional, entre outros.A diferença nos objetivos pretendidos por cada país leva a formas de integração distintas.
10. Identifique os actuais membros da EFTA.

Os atuais membros da EFTA são: 
Islândia
Liechtenstein
Noruega
Suíça


AUTOAVALIAÇÃO

Ricardo Mendes   50%
Marius Faur         50%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%