terça-feira, 9 de outubro de 2018

Lei de Engel

1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta uma imagem
 personalizada no blogue com a Tabela das questões 1. e 2., e o Gráfico da questão 3..



2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa.               















3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa.
.

4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.
Sim é verdadeira pois  a familia mais pobre gasta 50% do seu orçamento em alimentaçao  e bebidas enquanto a familia mais rica gasta 15% em alimentos e bebidas e a lei de Engel diz "Quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação"
5. Comenta o elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países.
 De acordo com o gráfico, podemos verificar que a partir de 1995 o número de subscrições (por 100 pessoas) de telemóveis em Portugal aumentou drásticamente, tendo um número mais elevado que muitos paises desenvolvidos, como por exemplo Japão, EUA e Canadá. 
Embora Portugal tenha uma  produtividade e rendimentos baixos relativamente a esses paises, os portugueses gastam um valor elevado do seu orçamento em lazer. 

6. Comenta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia. 
De acordo com o gráfico, Portugal é  na Europa o segundo país com um maior número de automóveis por cada 1000 habitantes, ficando só à sua frente a Itália.
Mais uma vez se verifica que os portugueses gastam uma grande parte do seu orçamento em compras de lazer, não se verificando assim, a Lei de Engel. 

8. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:

a) Estrutura etária dos agregados familiares; 
A idade e o sexo dos consumidores são fatores que influenciam o consumo, ou seja, estes fatores influenciam o tipo de roupa que escolhem, a sua comida preferida, que ocupações de lazer preferem. Alem disso, a mulher comporta-se de forma diferente do homem, pois em alguns momentos sociais, consomem bens e serviços diferentes.

b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
Os  estilos de vida variam muito com a idade, pois, os jovens gostam mais de comida fast food, desportos radicais, etc. Ao contrário, as pessoas mais adutas têm por exemplo mais cuidado com a alimentação e cuidado com o ambiente.

c) Moda;
A moda é um fator que influencia muito o consumo.

d) Publicidade;
A publicidade  tem muita influencia no consumo, pois, por um lado são a forma de dar a conhecer aos consumidores que o produto existe e por outro influenciar a que seja comprado.

e) Cultura
A cultura também é um fator que influencia muito o consumo, a cultura de uma região influencia os hábitos de consumo que passam de geração em geração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%