quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O papel económico do Estado

1. Explícita as principais funções económicas do Estado.
As principais funcões económicas do Estado são :
* Promover a eficiência, ou seja, parte do pressuposto que na produção se utilizam o mínimo de recursos aos mais baixos custos. Compete ao Estado corrigir as falhas do mercado (concorrencia imperfeita, externalidades e bens públicos), repondo a eficiência. 
* Equidade - consiste em conseguir uma repartição do rendimento mais equilibrada/mais justa, dando apoios (ex:subsídios) aos que mais necessitam e cobrar impostos aos que mais podem pagar e
*Estabilidade - A atividade económica não evolui de forma linear, tem fases com crescimento positivo e outras negativo. Assim, compete ao Estado repor a estabilidade de forma a reduzir as flutuações do ciclo económico e garantir a estabilidade económica.


2. Justifica porque algumas actividades socialmente úteis que os Estados desenvolvem, bem como alguns sectores que supervisionam, promovendo a eficiência na economia, constituem bens públicos.


O Estado desenvolve atividades socialmente úteis e supervisiona alguns setores de forma a atingir-se a eficiencia na economia.
As atividades socialmente úteis são desenvolvidas por instituições sem fins lucrativos ou do setor da economia social tendo como objetivo a satisfação de necessidades sociais e da comunidade e ajudar no desenvolvimento pessoal e formação profissional, contribuído assim para a coesão social, reduzindo o desemprego, a instabilidade no trabalho e a exclusão social entre os grupos mais frágeis, através do desenvolvimento de diversas atividades. 
A economia Social contém um grande conjunto de entidades que produzem bens e serviços sem fins lucrativos. Estamos a referir-nos principalmente a associações, cooperativas, fundações e misericórdias benificiando de apoios do Estado.
O Estado deve supervisionar alguns setores como é o caso da Banca e dos medicamentos e ajudar com subsídios noutros setores como é o caso da educação e da saúde de forma a termos maior equidade na sociedade.



3. Menciona limites à promoção da equidade por via fiscal, considerando a história contada por um professor de Economia * RESUMO e o escasso número de contribuintes ricos.

De acordo com a história contada pelo professor de economia, a pessoa que paga mais é aquela que é mais rica, o mesmo acontece a nível fiscal, pois, quem é mais rico paga uma taxa fiscal mais elevada que os que recebem menos. 

O amigo que pagava mais por ser mais rico ficou farto e foi para outra cervejaria para pagar menos, isto acontece também a nível fiscal, pois, as pessoas que têm rendimentos mais elevados, pagam mais impostos e uma forma de pagar menos impostos é irem muitas vezes para outros paises onde a carga fiscal é menor.



4. Identifica três falhas de mercado, e como o Estado deverá actuar para as minimizar, consultando a imagem aqui.

As tres falhas do mercado são :
- A ineficiência (principalmente o monopóleo, as externalidades e os bens públicos) - Para combater o monopóleo o Estado deve dar incentivos à concorrencia para que esta tenha mais força no mercado; as externalidades podem ser combatidas com a intervenção nos mercados e a ineficiência nos bens públicos pode ser combatida com apoios a atividades de beneficiencia.

- A Desigualdade inaceitável do rendimento e da riqueza que pode ser combatida com a redistribuição dos rendimentos, conseguindo-se assim maior justiça

- Problemas macroeconomicos  elevados que devem ser superados com politicas macroeconómicas e o crescimento económico lentos que deve ser combatido com estímulos ao crecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%