segunda-feira, 2 de março de 2020

Orçamento do Estado - Conceitos Fundamentais - I Parte (2020)

1. O papel do Estado não se encontra definido cientificamente, mas os economistas distinguem duas correntes de opinião. Explicite-as.

Os economistas defendem duas correntes que são: Os Intervencionistas e os Liberais

Os Intervencionistas  defendem que  o Estado deve intervir com politicas contra-ciclicas , investindo quando a economia se encontra em depressão. Para eles é imprescindível a intervenção do Estado com o intuito primordial de assegurar a prática dos direitos sociais.
 Os liberais defendem como princípio a intervenção mínima no dominio económico, o Estado deve limitar-se à regulacao do funcionamento dos mercados.  acreditando no conceito de  “mão invisível” (reguladora da economia). 


2. O que é o Orçamento de Estado? (OGE)
O Orçamento do estado é um instrumento de gestao que possui a previsao das receitas e despesas publicas para o próximo ano , e sao apresentados pelo Governo a Assembleia da Republica , como forma de Proposta de Lei , possuindo o articlado e os mapas orçamentais .

3. Utiliza a classificação funcional das despesas públicas para distinguir as doutrinas liberais das intervencionistas.

As doutrinas liberais defendem que o Estado  deve ter uma intervenção mínima na economia, logo irão ter menos despesas públicas  (só irão ter despesas relativas à Soberania do Estado) . Os intervencionistas defendem um Estado mais ativo, logo, vão ter despesas  públicas  mais elevadas, vão ter despesas com funções (socias, económicas e outras) mais as despesas com a soberania do Estado.


4. Refere inconvenientes da utilização das receitas patrimoniais e das receitas creditícias no financiamento das despesas públicas.

As receitas patrimoniais são aquelas que resultam da atividade do Estado com o cidadão como sejam as vendas de património, rendas, juros e lucros. Um grande inconveniente destas receitas é que quando o Estado vende um património, só o pode fazer uma vez, ou seja, esgota-se. Não se deve cosiderar estas receitas nas despesas correntes.
As receitas creditícias são aquelas que resultam da contração de emprestimos pelo Estado, assim, um inconveniente é que se forem feitas muitas contração de empréstimos pelo Estado isso vai fazer com que aumente a dívida pública.

5. Distingue:
a) Taxas de Impostos;
As taxas e os impostos pagos pelos cidadãos, são uma parte muito importante e fundamental do Orçamento de Estado. imposto é a principal fonte de receitas do Estado, tem um caráter unilateral, ou seja, é obrigatório, tem de ser pago e não existe nada em troca a receber (exemplo: IVA, IMI).
taxa tem um caráter bilateral, ou seja, é um pagamento que deve ser feito para receber algo em troca. Por exemplo nós pagamos  uma taxa de saneamento básico e em troca recebemos  o serviço de recolha de lixo das ruas, providenciado pelo Estado. 


b) Impostos de Contribuições para a Segurança Social;
Os impostos sao obrigatórios e nao se recebe nada em troca mas não têm uma finalidade definida equanto  as contribuiçoes para a seguranca social têm uma finalidade definida (exemplo: para assegurar as reformas).

c) Despesas Correntes de Despesas de Capital.

As despesas correntes são as despesas que se fazem e se esgotam no mesmo ano e as despesas de capital sao despesas que se fazem num ano mas os seus efeitos estendem-se ais anos seguintes.


6. Define os seguintes conceitos de Saldo Orçamental:
a) Saldo Corrente;
Saldo corrente é igual a receitas correntes - despesas correntes.

b) Saldo de Capital;
O saldo de capital é igual receitas de capital - despesas de capital.

c) Saldo Global ou Efectivo;

O saldo Global é igual as rec eitas efectivas - despesas efectivas (incluindo os juros da divida).

d) Saldo Primário;

O saldo primario é  igual as receitas efectivas - Despesas primarias.

e) Saldo Estrutural.

O saldo estrutural corresponde ao valor do saldo primário ou global, não considerando medidas temporárias. 

7. Refere o significado do Saldo Efectivo (ou Saldo Global).

Saldo Efectivo é o saldo mais importante porque indica a necessidade de recorrer ao endividamento ou a capacidade de diminuir o endividamento.

8. Refere o significado do Saldo Primário.

O saldo primario é importante pois indica qual seria o saldo se nao houvesse divida publica , logo nem juros.

9. Refere o significado do Saldo Estrutural.

O saldo estrutural pode ser global ou primário, o que difere é que não inclui medidas temporais. O seu valor não é diretamente observável,  é necessário que seja estimado.



10. Utilizando os dados do PORDATArepresente (PREVIEW) despesas, receitas e défice/excedente em % do PIB. Identifique o saldo orçamental representado.

É o saldo global.









11. Na newsrelease de 27/FEV/2020, o EuroStat apresenta a despesa pública por funções, em percentagem do PIB * (Backup), nos vários países da UE27/2020.
Verifique se a economia portuguesa é mais ou menos intervencionista que a Área Euro, calculando a diferença em pp para o total e as quatro funções mais importantes. Comente. (Imagem de ajuda)
A Area euro é menos intervencionista do que Portugal na area de despesa com a Area euro com 6,1 % e Portugal 7,4%.
As quatro funcoes mais importantes sao despesas(7,4%) , protecao social (15,5%) , reformas(11,5%) e a saude (6.3).

E os paises mais importantes sao 
França com 56 % , Alemanha 44,6% , Portugal 43,5% , Holanda 42,5% e Reino Unido 40,9%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%