sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Os Agentes Económicos

Os aspetos fundamentais da atividade económica são:
- Produção que significa a transformação de matérias primas em produto acabado,
- Distribuição permite que os produtos sejam levados da fábrica onde foram produzidos para diversos locais onde as famílias os podem comprar ( exemplo supermercados)
- Repartição de rendimentos que significa a distribuição de remunerações entre trabalho e capital utilizado na produção,
- Consumo que significa a utilização de bens para satisfazer as nossas necessidades e
- A Acumulação ou poupança de capital


2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?
Sim concordamos porque a economia não estuda comportamentos individuais mas sim macro-sujeitos, ou seja, agrupam todos os micro-sujeitos (famílias e empresas) no mesmo macro-sujeito.
Os agentes económicos são os intervenientes na atividade económica com funções de autonomia de decisão.


3. Nas sociedades rurais grande parte da produção destinava-se a auto-consumo. Nas sociedades modernas a distribuição e o Marketing têm uma importância crescente. Refere alguns aspectos que sustentem estas afirmações.
Nas sociedades rurais, a maioria da produção era de subsistência ou seja destinada apenas para consumo da família devido às produções serem em pequena quantidade e serem produções pouco desenvolvidas tecnologicamente.
Nas sociedades modernas, com o avanço das tecnológicas as produções são em quantidade elevada e a distribuição é muito importante para levar os produtos desde o local onde foram produzidos até ao local onde podem ser comprados para consumo. O marketing é muito importante porque permite dar a conhecer os produtos aos consumidores e quais são as suas vantagens.


4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.
Os bens comercializáveis são bens em que se pode comprar um bem ou serviço fazendo um pagamento (exemplo um computador - compramos um computador e pagamos com uma quantia de dinheiro). O Estado garante a satisfação coletiva das necessidades.

5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.
A mais incerta é o lucro porque só no final de fazer as vendas e que consegue calcular o lucro pois tem de subtrair todos os custos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2019 F2 - EM10 a EM19

50% 50%